Projetos de Extensão

• Título: ATENDIMENTO PSICOTERAPÊUTICO DE CRIANÇAS NO SERVIÇO DE ATENÇÃO PSICOLÓGICA (SAPSI)

Descrição: O presente projeto objetiva favorecer, através da psicoterapia de orientação psicanalítica breve e individual, a expressão e a compreensão das emoções, com o intuito de gerar modificações intrapsíquicas e inter-relacionais para crianças de 2 a 12 anos cadastradas na fila de espera do SAPSI/UFSC. Também pretende-se por meio deste projeto, realizar avaliação psicológica de crianças para identificar demandas para psicoterapia breve individual; desenvolver processos de psicoterapia breve individual com crianças em fila de espera no SAPSI; e orientar pais/responsáveis de crianças atendidas sobre o desenvolvimento infantil e práticas parentais.

Coordenadora:

Profa. Dra. Marina Menezes

Luana Trevisan, Victoria Luiza Konell e Cristine Gabrielle da Costa dos Reis

• Título: INTERVENÇÕES PSICOLÓGICAS SOBRE CUIDADOS E PRÁTICAS PARENTAIS PARA PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL 2015

Descrição: O Objetivo é implantar um Projeto de Formação Parental com o propósito de promover o desenvolvimento de competências parentais que possibilitem práticas educativas mais adequadas ao saudável desenvolvimento das crianças; promover um espaço de reflexão e partilha de experiências que permitam reforçar e estimular o papel dos pais; facilitar o autoconhecimento e desenvolvimento integral dos pais; reforçar os conhecimentos e as competências dos pais e por fim, promover um maior envolvimento das famílias na educação e bem estar das crianças.

Prof. Dr. Mauro Luís Vieira

Integrantes:

Eloisa Helena Teixeira Fortkamp

Integrantes docentes:

Profa. Dra. Elisangela Böing

Profa. Dra Maria Aparecida Crepaldi

Integrantes discentes: Carolina Duarte De Souza, Isabella Goulart Bittencourt, João Paulo Koltermann, Joyce Lúcia Abreu Pereira Oliveira, Larissa Fetter Wegner, Larissa Paraventi, Maria Luiza Iusten Da Silva, Mariajose Louise Caro Schulz, Mariana Schubert Backes, Rovana Kinas Bueno, Talita De Oliveira Custodio

• Título: Atenção Psicológica à saúde materno­infantil na Clínica Obstétrica Neonatal do HU/UFSC. 2015

Descrição: Oferecer atendimento psicológico clínico às usuárias da Clínica Obstétrica Neonatal do Hospital Universitário/UFSC, no acompanhamento ambulatorial de pré­natal de alto-risco; hospitalização da mulher e logo após seu retorno ao lar, com vistas a promover a saúde e qualidade de vida de: gestantes, parturientes e puérperas, seus bebês e suas famílias, promovendo a reflexão e o desenvolvimento/fortalecimento da coparentalidade e demais relações familiares saudáveis, bem como prevenir os agravos decorrentes do pré­parto, parto, pós­parto e da interação mãe­bebê­família, além do desenvolvimento psicológico das crianças nascidas a termo ou pré­termo.

Prof. Dra. Elisangela Boing

Integrantes:

Amanda Kliemann

Maria Aparecida Crepaldi

Zaira Aparecida de Oliveira Custódio

Alessandra Vieira Schetz e Henriette Caroline Ittner da Silva

• Título: Brinquedoteca: recreação em Enfermaria Pediátrica – 2015

Descrição: desenvolver a brincadeira visando o bem estar físico e emocional, amenizando os desequilíbrios advindos da doença e do processo de hospitalização, e promovendo e protegendo o desenvolvimento da criança hospitalizada. O público alvo constituiu­se de crianças de zero a quatorze anos internadas na Unidade Pediátrica do Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina. As atividades a serem realizadas diariamente abrangem uma gama de situações lúdicas tais como jogos, desenhos, teatros, festas comemorativas, entre outros.

Maria Aparecida Crepaldi

Integrantes docentes:

Prof. Dra. Elisangela Boing

Integrantes discentes:

Andrew de Vasconcellos Gonçalves, Letícia Schadeck, Luísa Susin dos Santos e Samira de Mello

• Título: Atendimento psicológico especializado em situações de violência conjugal 2010 – Atual

Descrição: O objetivo principal deste projeto é o de oferecer atendimento psicológico às pessoas (parceiros/as) diretamente envolvidas em situações de violência conjugal (agressor ou vítima). Os atendimentos serão realizados no Serviço de Atenção Psicológica da Universidade Federal de Santa Catarina (Sapsi/UFSC), por alunos/estagiários da 8a ou 9a fase do curso de Psicologia da UFSC. Os encaminhamentos das pessoas que poderão se beneficiar do programa serão feitos pela Delegacia de Proteção à Mulher, ao Menor e ao Adolescente de Florianópolis/SC, pela atenção básica do SUS ou pelo próprio Sapsi (após triagem realizada pelos profissionais e estagiários). Além do atendimento psicológico que será oferecido às pessoas da comunidade, o presente projeto contribuirá à formação dos alunos de graduação, através da prática clínica supervisionada e da leitura e discussão de textos referentes à problemática da violência conjugal.

Integrantes: Profª Drª Lucienne Martins Borges (Coordenadora)