Disciplina “Pesquisa Qualitativa no Contexto do Desenvolvimento da Família e da Infância: Perspectivas Atuais” (PPGP/UFSC)

03/12/2019 13:57

Nos dias 11 e 12 de novembro de 2019, no Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGP) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), ocorreu a disciplina “Pesquisa Qualitativa no Contexto do Desenvolvimento da Família e da Infância: Perspectivas Atuais”, ministrada pela profa. Dra. Marina Menezes (UFSC) e professora convidada, Dra. Luísa Barros (Universidade de Lisboa). A disciplina contou com a presença e participação de 20 alunos(as) e, durante o período, foram discutidos os seguintes tópicos:

• Principais características, objetivos e contextos, questões de investigação e principais metodologias;
  • O desenho como instrumento de avaliação de desenvolvimento infantil e da adolescência;
  • A construção da entrevista;
  • Perspectiva desenvolvimentista na análise das entrevistas com crianças e adolescentes;
  • Aspetos éticos da investigação com crianças e adolescentes;
  • O grupo focal com crianças e adolescentes;
  • Entrevista vs grupo focal;
  • Estudos mistos;
  • Critérios de qualidade na escrita de artigos qualitativos.