Livro: Avaliação psicológica aplicada a contextos de vulnerabilidade psicossocial

13/01/2020 12:20

Foi publicado o livro “Avaliação psicológica aplicada a contextos de vulnerabilidade psicossocial” (organizado por Juliane Callegaro Borsa), no qual há dois capítulos de professoras vinculadas ao LABSFAC: Maria Aparecida Crepaldi e Carmen Leontina Ojeda Ocampo Moré. A primeira professora é uma das autoras do capítulo “Avaliação psicológica de pacientes gravemente enfermos no contexto hospitalar”, e a segunda participou da escrita do capítulo “Processo de avaliação psicológica em um serviço de cirurgia bariátrica no contexto da saúde pública”.

No livro, considera-se que pessoas vulneráveis são aquelas cujas condições políticas, sociais e econômicas limitam seus direitos enquanto cidadãos. A vulnerabilidade psicossocial, por sua vez, refere-se ao sofrimento psíquico desencadeado pela exposição a riscos como a pobreza, a doença, a vivência de traumas, a exposição à violência, a privação de direitos civis básicos, entre tantos outros. Infelizmente, os contextos de vulnerabilidade psicossocial são bastante comuns na sociedade brasileira, exigindo da Psicologia, um posicionamento político e, sobretudo, tecnicamente qualificado.
Destinado aos psicólogos e estudantes de Psicologia, esse livro tem por objetivo apresentar a prática da avaliação psicológica aplicada a pessoas em diferentes situações de vulnerabilidade psicossocial. Pretende discutir os procedimentos de avaliação considerando as especificidades e limitações de cada contexto abordando, de forma clara e didática, as técnicas e recursos possíveis para a compreensão de cada demanda.

Para mais informações: https://www.vetoreditora.com.br/produto/2125098/avaliacao-psicologica-aplicada-a-contextos-de-vulnerabilidade-psicossocial