Pré-lançamento do livro “HOMOPARENTALIDADE E GÊNERO: vivência cotidiana e relações familiares”

28/09/2020 20:04

Essa obra descreve uma tese de doutorado e se destina a psicólogos, professores, assistentes sociais, profissionais do Direito e outras áreas das Ciências Humanas, bem como a, estudantes, pais, familiares e interessados em obter conhecimento científico sobre o exercício da parentalidade e do desenvolvimento de filhos criados no contexto homoafetivo. A partir das vozes de casais homoafetivos, vivendo em relação conjugal estável, com filhos, propôs-se esmiuçar as múltiplas conversações sobre as vivências cotidianas, as relações familiares, a educação e desenvolvimento dos filhos, experiências e influências da sociedade, inclusive, do judiciário e da escola. Pretende ainda contribuir com estudos mais amplos sobre conceitos e formas de famílias, conjugalidade, maternidade, paternidade, parentalidade, filiação, parentesco, articulados aos conceitos de gênero e identidade. Tal polifonia possibilita a desconstrução de preconceitos e a criação de novos sentidos para as configurações familiares que fogem aos padrões heteronormativos. Esta obra não tem a intenção de ser tida como verdade absoluta e universal, e sim favorecer uma visão menos aprisionada em normatizações sociais que patologizam a diferença. Enfim, que possa reverberar em prol de uma sociedade mais igualitária, justa e humana!

O livro é de autoria de Maria Ivone Marchi-Costa e Rosa Maria Stefanini de Macedo. O prefácio foi escrito pela profa. Dra. Carmen Leontina Ojeda Ocampo Moré, membro do LABSFAC.

Para saber mais: https://editoracrv.com.br/produtos/detalhes/35166-crv