Projetos de Extensão

Título: Brinquedoteca na Enfermaria Pediátrica HU/UFSC: Promovendo a saúde e o desenvolvimento de crianças hospitalizadas

Descrição: O presente projeto de extensão, em sua 4ª edição, possui inserção regional, pois o HU é referência local e regional para o atendimento em nível terciário à saúde da população de Santa Catarina. O escopo das ações do projeto se inserem no campo da Psicologia Hospitalar através de atividades lúdicas na Brinquedoteca do Hospital Universitário Polydoro Ernani de São Thiago, da Universidade Federal de Santa Catarina (HU/UFSC), considerando a importância de tais atividades, já destacada nos resultados das edições de anos anteriores, sob a coordenação das Prof. Dra. Maria Aparecida Crepaldi e Dra. Lecila Duarte (que se encontram aposentadas) e da Prof.ª Dra. Elisângela Böing. Além da obrigatoriedade de manutenção deste espaço nas unidades de saúde públicas que oferecem atendimento pediátrico em regime de internação (Lei 11.104, de 21/03/2005), o presente projeto tem por objetivo desenvolver a brincadeira visando o bem estar físico e emocional das crianças, amenizando os desequilíbrios advindos da doença e do processo de hospitalização, protegendo e promovendo o desenvolvimento da criança hospitalizada. Também objetiva difundir conhecimento produzido através de participação em eventos e publicações científicas. Dessa forma, esse projeto apresenta compatibilidade entre seus objetivos e os objetivos do Projeto Pedagógico Institucional da UFSC, buscando aprimorar a interação com o Hospital Universitário nas ações de ensino e projetos sociais; e divulgar e apoiar a produção bibliográfica originada a partir dos conhecimentos produzidos em projetos de extensão desenvolvidos pelos servidores desta Universidade e sociedade em geral. Serão beneficiadas com o projeto, crianças de zero a quatorze anos que se encontrem internadas na Unidade Pediátrica do HU/UFSC e seus familiares acompanhantes. As atividades serão presenciais e previstas para serem realizadas diariamente sob a condução de alunos de graduação e pós-graduação, e residentes da Residência Integrada Multiprofissional em Saúde HU/UFSC (Ênfase Saúde da Mulher e da Criança). As ações abrangem uma gama de situações lúdicas realizadas com crianças e adolescentes hospitalizados, tais como: jogos, desenhos, teatro, música, festas comemorativas, entre outros e se pautarão na Missão Institucional da UFSC, promovendo a formação do ser humano para o exercício profissional, de forma reflexiva, crítica e solidária, contribuindo para a construção de uma sociedade justa e democrática, com foco na defesa da qualidade da vida.

Coordenadora: Profa. Dra. Marina Menezes

Colaboradores: Profa. Dra. Elisangela Boing

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Título: Grupo de habilidades sociais na infância: desenvolvendo competência social para relacionamentos interpessoais positivos

Descrição: As habilidades sociais caracterizam-se como diferentes classes de comportamentos sociais que fazem parte do repertório individual e contribuem para a competência social. Tais habilidades favorecem o relacionamento harmonioso e saudável entre as crianças e os adultos. Os programas de desenvolvimento e ampliação das habilidades sociais na infância, através de atividades e tarefas auxiliam na redução de problemas de comportamento e de aprendizagem, melhorando as condições de relacionamento com pares e com familiares. O presente projeto de extensão objetiva realizar grupos com crianças e pré-adolescentes de 6 a 12 anos, a fim de promover o desenvolvimento de habilidades sociais e facilitar o aperfeiçoamento da competência social, bem como as condições de qualidade de vida e bem-estar dos participantes. Os grupos terão 12 encontros semanais, com duração de 90 minutos. Serão realizados no Serviço de Atenção Psicológica da UFSC – SAPSI, cujos participantes serão selecionados a partir da abertura de inscrições. Previamente será realizada a triagem dos participantes através de uma entrevista de anamnese e testes psicológicos. Serão realizados durante o período de vigência do projeto, dois grupos por semestre. Como resultados desse projeto de extensão espera-se o aperfeiçoamento do desempenho social; o desenvolvimento de habilidades sociais; a promoção de comportamentos socialmente adaptados e a possibilidade de ampliação do repertório das crianças e adolescentes frente a situações sociais com pares e com a família.

Coordenadora: Profa. Dra. Marina Menezes

Colaboradores: Profa. Dra. Elisangela Boing, Prof. Dr. Mauro Luis Vieira e Profa. Dra. Maria Aparecida Crepaldi

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Título: Programa de intervenção psicológica para promoção da parentalidade positiva

Descrição: O ambiente familiar é um dos principais contextos promotores do desenvolvimento infantil, nesse ambiente as práticas parentais educativas e a relação coparental destacam-se por sua relação com o temperamento e comportamento da criança. Com vistas a promover o desenvolvimento infantil propõem-se um projeto de extensão com o propósito de promover o aprimoramento de competências parentais que possibilitem práticas educativas não violentas, mais adequadas ao saudável desenvolvimento das crianças. Esse objetivo será alcançado por meio de um programa intervenção psicológica para promoção da parentalidade positiva ancorado em três eixos: 1) um grupo reflexivo para pais, mães e responsáveis; 2) acolhimento para pais, mães e responsáveis; 3) grupo multifamílias temático sobre desenvolvimento infantil. A intenção do programa é promover práticas parentais positivas e a coparentalidade cooperativa com vistas ao estabelecimento de relações familiares saudáveis e à promoção do desenvolvimento infantil. O programa será desenvolvido no Serviço de Atenção Psicológica da UFSC. Espera-se como resultados do presente projeto de extensão: promover às famílias espaço para reflexão sobre seu funcionamento familiar; auxílio às famílias na conscientização de suas práticas educativas; percepção da necessidade de alterar alguns dos seus comportamentos e práticas; e percepção das mudanças no exercício da parentalidade e avaliação dos pais como mais respeitadores da identidade e do tempo da criança.

Coordenador: Prof. Dr. Mauro Luis Vieira

Colaboradoras: Profa. Dra. Marina Menezes, Profa. Dra. Elisangela Boing e Profa. Dra. Maria Aparecida Crepaldi

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Título: Práticas grupais psicológicas com pacientes em tratamento clínico da obesidade

Descrição: O objetivo desse projeto é promover reflexões e problematizações sobre os estilos de vida e hábitos alimentares visando a melhor adesão ao tratamento clínico da obesidade com pacientes em acompanhamento ambulatorial no Hospital Universitário. Pretende-se ainda: promover autocuidado para manutenção e recuperação de hábitos saudáveis; problematizar os hábitos alimentares do cotidiano; informar sobre as principais características e aspectos da doença obesidade, vislumbrando diferentes possibilidades terapêuticas no processo de tratamento desta Para tanto o trabalho tem como método o processo de intervenção grupal, cuja intervenção previamente planejada tem como temática central a obesidade como doença crônica. Serão realizados dois tipos de grupo: (1) grupo aberto de caráter psicoeducativo, no qual serão abordados temas relacionados à promoção de hábitos saudáveis; (2) Grupo fechado, de apoio psicológico, cujos temas abordados emergirão a partir da dinâmica grupal, tendo a obesidade como tema central. Ambos grupos serão realizados quinzenalmente, de forma intervalada. Todo o processo de intervenção terá como referencia o método de entrevista clínica individual e grupal . Por sua vez, serão realizadas aplicação de instrumentos clínicos, como Genograma e Mapa de Redes, além de atividades criadas especificamente para esse contexto. O trabalho desenvolvido pelos alunos/as será supervisionado por meio de orientação local e acadêmica. Para subsidiar as atividades planejadas, serão realizados seminários e estudos dirigidos sobre temas específicos.

Coordenador: Carmen Leontina Ojeda Ocampo Moré

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Título: Programa de intervenção com pais – ACT: como educar as crianças de forma positiva e segura.

Descrição: O período da infância constitui-se como um momento sensível, caracterizado pela aprendizagem de habilidades básicas que têm impacto duradouro na vida das crianças. O contexto em que a criança se encontra indica os fatores de risco e proteção para o seu desenvolvimento, de modo que os pais/cuidadores representam uma das principais fontes de influência positiva ou negativa no desenvolvimento infantil, em termos psicológicos, físicos e cognitivos. O Programa ACT se caracteriza como uma intervenção universal, com foco em educar pais/ cuidadores e outros adultos que estão criando e educando crianças pequenas, de dois a oito anos de idade, promovendo relacionamentos saudáveis para que possam criar ambientes seguros e afetivos, que protejam as crianças da violência e maus tratos, promovendo o desenvolvimento infantil e familiar. O Programa ACT foi reconhecido como um programa efetivo pela Organização Mundial de Saúde, The California Preventive-Based Clearinghouse for Child Welder, Crime Solutions, e The Office of Head Start.

Coordenadora: Profa. Dra. Elisangela Boing

Colaboradoras: Profa. Dra. Marina Menezes e Profa. Dra. Maria Aparecida Crepaldi