Projetos de Pesquisa

 Título: Parentalidade e desenvolvimento sócio-emocional infantil

Descrição: O contexto familiar é considerado o fator primeiro e mais importante para o desenvolvimento infantil por configurar-se como principal estrutura de suporte afetivo, social, educacional e econômico. A família é reconhecida como sistema de socialização, proteção e aprendizagem onde ocorrem transmissões e introjeções de padrões de comportamento, normas, valores, costumes, crenças e significados a partir de interações constantes entre adultos e crianças. O objetivo geral é investigar o desenvolvimento sócio-emocional de crianças pré-escolares e escolares com desenvolvimento típico e atípico e sua relação com fatores relativos à parentalidade, a coparentalidade, a rede social de apoio, o estresse parental, a regulação emocional dos pais e o uso de dispositivos tecnológicos. Trata-se de uma pesquisa de natureza empírica em que os dados serão acessados por meio de observação indireta, ou seja, por meio de questionários a serem aplicados com os participantes. A abordagem será quali-quantitativa, pois se busca compreender o fenômeno em sua profundidade, e trata-se de uma pesquisa com parte transversal e parte longitudinal. Quanto aos objetivos, é do tipo exploratório, descritivo e explicativo, pois explora o fenômeno, descreve as características do mesmo e identifica a relação de determinação entre eles. O projeto investigará os fenômenos por meio de diferentes instrumentos e participantes. Participarão da pesquisa 100 famílias biparentais heteroafetivas com crianças com desenvolvimento típico, 100 famílias de monoparentais com crianças com desenvolvimento típico, 50 famílias com crianças com desenvolvimento atípico, 50 famílias biparentais homoafetivas com crianças com desenvolvimento típico, 50 famílias com pais adolescentes com crianças com desenvolvimento típico, 30 pais de crianças pré-escolares e escolares com desenvolvimento típico (grupo de parentalidade positiva) e 30 crianças entre seis e 12 anos de idade com desenvolvimento típico (grupo de habilidades sociais infantis). Serão aplicados instrumentos que acessam informações sobre o contexto sociodemográfico dos membros da família, perfil sócio-afetivo da criança, a relação coparental, as práticas parentais, o comportamento infantil, a configuração familiar, o envolvimento paterno e o uso parental de dispositivos tecnológicos. Os participantes serão convidados por meio de instituições, escolhidas por acessibilidade. No que se refere à análise de dados, os dados dos questionários serão tabulados e submetidos ao pacote estatístico SPSS para realizar estatística descritiva e inferencial; os dados obtidos através das entrevistas serão analisados conforme seu conteúdo, utilizando-se o software Atlas-ti. Espera-se com esse projeto que sejam produzidas dissertações e teses, além de artigos e apresentações em congressos.

Coordenador: Prof. Dr. Mauro Luis Vieira

Colaboradores:  Profa. Dra. Marina Menezes, Profa. Dra. Elisangela Boing, Profa. Dra. Maria Aparecida Crepaldi, Profa. Dra.  Carina Nunes Bossardi, Prof. Dr. João Rodrigo Maciel Portes, Quele de Souza Gomes Santos, Beatriz Pires Coltro, Isabella Goulart Bittencourt, Giulia Grassi, Sara Engel Voigt, Izabele da Silva Faria, João Paulo Koltermann, Larissa Paraventi, Nathália Campos Perruso, Mariana Peres Trajano, Fernanda Siqueira Valadão, Isadora Lima Zanini.

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Título: Programa de intervenção com pais – ACT

Descrição: O período da infância compreendido entre zero e oito anos de idade constitui-se como um momento sensível, caracterizado pela aprendizagem de habilidades básicas que têm impacto duradouro na vida das crianças. O contexto em que a criança se encontra indica os fatores de risco e proteção para o seu desenvolvimento, de modo que os pais ou cuidadores representam uma das principais fontes de influência positiva ou negativa no desenvolvimento infantil, em termos psicológicos, físicos e cognitivos. A literatura científica tem apontado que práticas parentais positivas, sem uso de violência e maus-tratos, favorecem as habilidades sociais e diminuem os problemas de comportamento/psicológicos na infância. Dentre as estratégias para ajudar os pais na difícil tarefa de cuidar dos filhos e educá-los, destaca-se a implantação de programas de intervenção em grupo. Embora esses programas tenham características específicas, apresentam como objetivo comum, em sua maioria, a promoção de relacionamentos saudáveis entre pais/cuidadores e filhos, que propiciem um ambiente seguro, estável e saudável para as crianças. O Programa ACT caracteriza-se como uma intervenção universal, que tem como foco educar pais/ cuidadores e outros adultos que estão criando e educando crianças pequenas, de 0 a 8 anos de idade, para que possam criar ambientes seguros e cheios de afeto e atenção, que protejam as crianças da violência e do abuso. Dentre outros benefícios apontados por pesquisas científicas recentes, estudos nacionais e internacionais têm demonstrado a eficácia da participação dos pais/cuidadores na melhoria de suas práticas parentais. No entanto, diversos outros fenômenos que acompanham a educação e o cuidado dos filhos pequenos também impactam no desenvolvimento infantil. Dentre esses fatores, podemos citar: a autorregulação dos pais, o envolvimento parental e a coparentalidade. A exploração científica dessas variáveis, tanto no contexto de programas de intervenção quanto na relação com o comportamento infantil, ainda é insuficiente, especialmente no cenário brasileiro. O objetivo deste projeto de pesquisa é analisar os efeitos do Programa ACT nas práticas parentais, no estresse parental, na autorregulação dos pais, na coparentalidade, no envolvimento parental e no comportamento dos filhos. Para tanto, o estudo será dividido em dois: uma etapa quantitativa e outra qualitativa. Primeiramente, os participantes serão solicitados a preencher alguns materiais e instrumentos (especificados no item: metodologia proposta) na reunião prévia, no final da nona sessão e após três ou quatro meses do término do programa. Num segundo momento, os pais, mães e cuidadores que apresentarem disponibilidade serão chamados a participar de entrevistas individuais após a finalização dos grupos, com vistas a aprimorar a qualidade das informações coletadas. Os dados quantitativos serão analisados com apoio do Software SPSS (versão 23.0) e os dados qualitativos, por sua vez, passarão por um processo de análise de conteúdo (Bardin, 2011). Os resultados provenientes dos materiais, instrumentos e entrevistas serão utilizados exclusivamente para fins de pesquisa científica, caso autorizado pelos participantes, mantendo-se o anonimato de todos. Como contrapartida, servirão de base para a elaboração de trabalhos científicos e participação das pesquisadoras/dos orientadores em eventos científicos. Conforme estabelecido pela criadora do Programa (Silva, 2011), serão formados grupos de intervenção, facilitados pelas psicólogas, pesquisadoras e doutorandas no PPGP da UFSC.Como metas, espera-se que a implantação do Programa ACT em escolas e instituições do município de Florianópolis-SC possa fortalecer esse campo de conhecimento científico, colaborar na prevenção da violência contra a criança, promover parentais democráticas e prevenir práticas parentais coercitivas.

Coordenadora: Profa. Dra. Maria Aparecida Crepaldi 

Colaboradores: Profa. Dra. Marina Menezes, Profa. Dra. Elisangela Boing, Prof. Dr. Mauro Luís Vieira, Joyce Lúcia Abreu Pereira Oliveira, Luciane Guisso e Milena Carolina Fiorini.

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Título: Redes sociais significativas configuradas no contexto da doença crônica: perspectiva de seus familiares

Coordenadora: Profa. Dra. Carmen Leontina Ojeda Ocampo Moré

Colaboradoras: Rejane Farias, Scheila Krenkel e Alessandra Scherer.

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Título: Redes sociais significativas no contexto da familia, saúde e comunidade: proposta de sistematização

Descrição: O presente projeto de pesquisa tem por objetivo sistematizar o conhecimento relacionado à dinâmica relacional, estrutura e funcionamento das redes sociais significativas nos contextos da família, saúde e comunidade, assim como evidenciar aspectos metodológicos envolvidos na produção de dados, de investigações realizadas nos últimos 10 anos. O tema de redes insurgiu-se como uma demanda relacionada ao processo de intervenção junto às famílias e profissionais que atuam nos referidos contextos, a partir do trabalho de extensão universitária realizado nos últimos quinze anos. Nessa direção, desenvolveu-se linha de investigação com o intuito de congregar as experiências de intervenção, metodológicas e adequação de instrumentos de coleta de dados. Os trabalhos de investigação, em nível de mestrado e doutorado já realizados, sobre as redes sociais significativas configuradas em torno de um evento estressor do ciclo vital de desenvolvimento da família e do indivíduo (doença, violência, separação, aposentadoria, desemprego, migração, luto, etc.) evidenciaram que as repercussões dessas redes são pouco reconhecidas na sua potencialidade estratégica, como uma via possível de escuta e de intervenção. A análise em bases de dados nacionais e internacionais, realizadas através de sucessivas revisões sistemáticas, constatou a dificuldade de encontrar trabalhos que apontassem as especificidades em torno do funcionamento das redes sociais frente a um evento estressor do ciclo vital da família e do indivíduo, observando-se que estas são estudadas de modo indireto e/ou de forma secundária a um tema principal. Isto foi o que sustentou o desenvolvimento de investigações em diferentes campos, as quais foram evidenciando a importância da visibilização das funções das redes sociais significativas para os trabalhos de intervenção profissional no campo da psicologia, como e principalmente, para a intervenção de equipes multiprofissionais nos contextos estudados. Entende-se que a relevância desta proposta de trabalho reside na possibilidade concreta de sistematizar a produção de conhecimento sobre a temática de redes sociais significativas já produzidas, com vista a contribuir para o campo de conhecimento da temática de redes, tanto teoricamente, como metodologicamente, para uma maior visibilização das redes sociais significativas, configuradas em decorrência de evento estressor do ciclo vital de desenvolvimento do individuo, da família e na comunidade. Palavras chave: Redes sociais significativas, família, saúde, ciclo vital familiar, ciclo de desenvolvimento individual e familiar.

Coordenadora: Profa. Dra. Carmen Leontina Ojeda Ocampo Moré 

Colaboradoras: Scheila Krenkel e Alessandra Scherer.

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