Teses e Dissertações

 

2020

  • Alessandra d’Ávila Scherer. Repercussões da dinâmica relacional das redes sociais significativas no processo da recidiva da obesidade, na perspectiva de pacientes em tratamento bariátrico. 2020. Tese (Doutorado em Psicologia – Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina). Orientadora:  Carmen Leontina Ojeda Ocampo Moré.
  • Girlane Mayara Péres. A visita domiciliar domiciliar no contexto de Centros Referência Especializada de Assistência Social, na perspectiva dos profissionais e famílias visitadas. 2020. Tese (Doutorado em Psicologia – Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina). Orientadora:  Carmen Leontina Ojeda Ocampo Moré.

2019

  • Ana Paula Sesti Becker. Entrelaços de afeto: A relação entre o apego dos membros do casal na infância e o relacionamento conjugal e parental. 2019. Tese (Doutorado em Doutorado Em Psicologia) – Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Aparecida Crepaldi.
  • Bruna Maffei. Dinâmica relacional das redes sociais significativas de gestantes de alto risco. 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Psicologia) – Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Aparecida Crepaldi.  Coorientador: Marina Menezes.
  • Marcos Henrique Antunes. A dinâmica relacional das redes sociais significativas no processo de aposentadoria: um estudo com pessoas aposentadas e membros de suas redes relacionais. 2019. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) – Universidade Federal de Santa Catarina, CENTRO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUPERIOR. Orientador: Carmen Leontina Ojeda Ocampo More.
  • Mariana Schubert Backes. A relação entre o apego do pai, envolvimento paterno e a abertura ao mundo em pais de crianças entre quatro e seis anos. 2019. Tese (Doutorado em Doutorado Em Psicologia) – Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Aparecida Crepaldi.

2018

  • Cigala Peirano. Políticas públicas para a atenção ao ciclo gravídico puerperal no Brasil e no Chile. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Psicologia) – Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Aparecida Crepaldi.
  • Anne Luisa Nardi. Dinâmica relacional das redes sociais significativas no processo de adoecimento de pessoas com cirrose hepática. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Psicologia) – Universidade Federal de Santa Catarina, . Orientador: Carmen Leontina Ojeda Ocampo More.
  • Scheila Krenkel. Repercussão das redes sociais significativas e de suporte social no enfrentamento da violência contra a mulher: Perspectiva de mulheres ex-abrigadas e de profissionais de uma casa-abrigo. 2018. Tese (Doutorado em Programa de Pós-GRaduação em Psicologia) – Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Carmen Leontina Ojeda Ocampo More.
  • Fernanda Martins de Souza. Relação entre coparentalidade, envolvimento parental e práticas parentais de pais e mães de famílias binucleares. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Psicologia) – Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Aparecida Crepaldi.
  • Fernanda Siqueira Valadão. Evidências de validade da escala child-rearing practices report em pais de filhos com idade entre 4 a 6 anos. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Psicologia) – Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Maria Aparecida Crepaldi.
  • Carolina Duarte de Souza. Repercussões da coparentalidade e do envolvimento paterno no comportamento da criança pré-escolar em famílias biparentais. 2018. Tese (Doutorado em Doutorado Em Psicologia) – Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Maria Aparecida Crepaldi.
  • Rovana Kinas Bueno. Associações entre relação de ativação pai-criança, funcionamento familiar e comportamento da criança pré-escolar em famílias biparentais. 2018. Tese (Doutorado em Doutorado Em Psicologia) – Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Maria Aparecida Crepaldi.

 

2017

  • Amanda Kliemann. Sintomas depressivos na gestação: fatores de risco e de proteção em gestantes de alto risco. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Psicologia) – Universidade Federal de Santa Catarina, . Orientador: Maria Aparecida Crepaldi. Coorientadora: Elisangela Boing
  • Vanderleia Batista. Significados atribuidos abuso sexual e tomada de decisão dos/das profissionais: desafios para o Sistema de Garantia de Direitos.. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Psicologia) – Universidade Federal de Santa Catarina, CENTRO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUPERIOR. Orientador: Carmen Leontina Ojeda Ocampo More.
  • Aline Orlandi Coradini. Transgeracionalidade e dinâmica familiar na perspectiva das mulheres com obessidade mórbida. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Psicologia) – Universidade Federal de Santa Catarina, CENTRO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUPERIOR. Orientador: Carmen Leontina Ojeda Ocampo More.
  • Larissa Antonela Azevedo. As repercussões das redes sociais significativas de estudantes com deficiência no contexto do ensino superior. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Psicologia) – Universidade Federal de Santa Catarina, CENTRO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUPERIOR. Orientador: Carmen Leontina Ojeda Ocampo More.
  • Bruna Ostrowski Carvalho. Acolhimento de acompanhantes de crianças hospitalizadas durante a admissão hospitalar. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Saúde e Gestão do Trabalho) – Universidade do Vale do Itajaí, . Orientador: Marina Menezes.
  • Mayara Marques da Veiga Magro. A percepção de pais e profissionais da medicina acerca da comunicação diagnóstica de transtornos do espectro autista. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Saúde e Gestão do Trabalho) – Universidade do Vale do Itajaí, . Orientador: Marina Menezes.
  • Aline de Almeida Silva. A humanização em interface com os princípios da integralidade: Cuidado à criança hospitalizada na clínica pediátrica de um hospital da região Centro-Sul do Brasil. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Saúde e Gestão do Trabalho) – Universidade do Vale do Itajaí, . Orientador: Marina Menezes.

2016

  • Francielli Sufredini. Dinâmica relacional de famílias que vicenciaram abuso sexual infanto-juvenil: o olhar materno. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Psicologia) – Universidade Federal de Santa Catarina, . Orientador: Carmen Leontina Ojeda Ocampo More.
  • Luciana Saraiva. A experiência de tratamento da fibrose cistica na perspectiva da familia e equipe multiprofissional. 2016. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) – Universidade Federal de Santa Catarina, . Orientador: Carmen Leontina Ojeda Ocampo More.
  • Rejane de Farias. Desenvolvimento Psicossocial de adolescentes em contexto de vulnerabilidade social. 2016. Tese (Doutorado em Programa de Pósgraduação em Psicologia – UFSC) – Universidade Federal de Santa Catarina, . Orientador: Carmen Leontina Ojeda Ocampo More.
  • Shana Hastenpflug Wottrich. A dinâmica relacional da rede pessoal significativa no contexto da cirurgia cardíaca: O olhar dos pacientes pós-cirurgicos é médicos. 2016. Tese (Doutorado em Programa de Pósgraduação em Psicologia – UFSC) – Universidade Federal de Santa Catarina, CENTRO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUPERIOR. Orientador: Carmen Leontina Ojeda Ocampo More.
  • Simone Dill Azeredo Bolze. Táticas de resolução de conflitos conjugais e parentais: uma perspectiva da transmissão intergeracional. 2016. Tese (Doutorado em Doutorado Em Psicologia) – Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Aparecida Crepaldi.

2015

  • Mariana Schubert Backes. A relação entre engajamento paterno e abertura ao mundo em crianças de quatro a seis anos. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Psicologia) – Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Aparecida Crepaldi.
  • Joyce Lúcia Abreu Pereira Oliveira. O envolvimento paterno após o divórcio. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Psicologia) – Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Aparecida Crepaldi.
  • Antonio Lançoni Junior. Comunicação entre equipe de saúde e familiares de crianças com queimaduras: proposta de construção de cartilhas informativas. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Psicologia) – Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Aparecida Crepaldi
  • Patricia Simões de Almeida Justo da Silva. Autismo: Posicionamento politico da psicanalise Lacaniana. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Psicologia) – Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Carmen Leontina Ojeda Ocampo More.
  • Elfy Margrit Göhring Weiss. As redes pessoais significativas e o envolvimento paterno com criancas com deficiencia visual. 2015. Tese (Doutorado em Programa de Pósgraduação em Psicologia – UFSC) – Universidade Federal de Santa Catarina, . Orientador: Carmen Leontina Ojeda Ocampo More.
  • Lauren Beltrão Gomes. Envolvimento parental, desenvolvimento social e temperamento de pré-escolares: um estudo comparativo com famílias residentes em Santa Catarina e em Montreal. 2015. Tese (Doutorado em Doutorado Em Psicologia) – Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Aparecida Crepaldi.
  • Adriano Valério Azevedo. Ansiedade, enfrentamento e redes sociais significativas de familiares cuidadores de crianças hospitalizadas com queimaduras. 2015. Tese (Doutorado em Doutorado Em Psicologia) – Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Aparecida Crepaldi.

2014

  • Ana Paula Sesti Becker.Dissertação_Ana_Paula_Sesti_Becker. Famílias sem fronteiras: Dimensões Psicossociais da migração no ciclo de vida familiar. 2014. Dissertação (Mestrado em Psicologia). Universidade Federal de Santa Catarina.  Orientadora: Drª Lucienne Martins Borges.
  • Elisangela Boing. Relações entre Coparentalidade, Funcionamento Familiar e Estilos Parentais em uma Perspectiva Intergeracional. 2014. Tese (Doutorado em Curso de Pós-Graduação em Psicologia) – Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Aparecida Crepaldi.
  • Camilla Volpato Broering. Efeitos da preparação psicológica pré-cirúrgica em crianças submetidas a cirurgias eletivas e suas memórias. 2014. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) – Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Aparecida Crepaldi.
  • Rovana Kinas Bueno. Relações entre envolvimento paterno com filhos adotivos e estrutura familiar. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Psicologia) – Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Maria Aparecida Crepaldi.
  • Scheila Krenkel. Violencia familiar: dinâmica relacional familiar e das redes sociais significativas de muclheres acolhidas em casa abrigo. (Qualificação de mestrado. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Psicologia) – Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Carmen Leontina Ojeda Ocampo More.
  • Marco Henrique Antunes. Entre o “mito do pijama” e o “projeto de ser feliz”: as repercussões da aposentadoria na dinâmica relacional familiar na perspectiva do casal.. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Psicologia) – Universidade Federal de Santa Catarina, CENTRO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUPERIOR. Coorientador: Carmen Leontina Ojeda Ocampo More.
  • Ivania Jann Luna. Histórias de Perdas: uma proposta de (re)leitura da experiência de luto. 2014. Tese (Doutorado em Programa de Pósgraduação em Psicologia – UFSC) – Universidade Federal de Santa Catarina, CENTRO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUPERIOR. Orientador: Carmen Leontina Ojeda Ocampo More.
  • Patrícia Simone Hammes. La réussite scolaire et les compétences socio-affectives des élèves au début de l’école primaire: les méthodes d’évaluation et les factreurs associés. 2014. Tese (Doutorado em Doutorado em Psicologia) – Université du Québec à Montréal, Conseil de Recherche en Sciences Humaines. Coorientador: Maria Aparecida Crepaldi.

2013

  • Antonio Lançoni Junior. Comunicação equipe de saúde e familiares de crianças com queimaduras: a construção de cartilhas informativas. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Psicologia) – Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Aparecida Crepaldi.
  • Andréia Chagas Pereira Bonoto. Processo de adaptação de crianças à separação/divórcio dos pais em litígio judicial. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Psicologia) – Universidade Federal de Santa Catarina, . Coorientador: Maria Aparecida Crepaldi.
  • Natália Pinheiro Scantamburlo. Significados atribuídos à violência conjugal na perspectiva dos casais. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Psicologia) – Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Carmen Leontina Ojeda Ocampo More. Coorientador: Maria Aparecida Crepaldi.
  • Juadir Cupat. Cirurgia Bariátrica: A trama dos significados no processo de tomada de decisão. 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Psicologia) – Universidade Federal de Santa Catarina, . Orientador: Carmen Leontina Ojeda Ocampo More.

2012

  • Beatriz Schmidt. Relacionamento conjugal e temperamento de crianças com idade entre quatro e seis anos. 2012. Dissertação (Mestrado em Psicologia). Universidade Federal de Santa Catarina.  Orientadora: Drª Maria Aparecida Crepaldi.
  • Michelle Vitório Marchetto. A estrutura e a dinâmica de famílias de crianças vítimas de violência. 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) – Universidade Federal de Santa Catarina, . Orientador: Maria Aparecida Crepaldi.
  • Ana Priscila de Oliveira Benites. A influência da família no consumo de bebidas alcoólicas em adolescentes do sexo feminino. 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) – Universidade Federal de Santa Catarina, . Coorientador: Maria Aparecida Crepaldi.
  • Carolina Duarte de Souza. Caracterização da agressividade entre pares de crianças por professores pré-escolares. 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) – Universidade Federal de Santa Catarina, . Coorientador: Maria Aparecida Crepaldi.
  • Marcia Luíza Pit Dal Magro. Entre a saúde e a norma: a atenção à saúde dos trabalhadores da agroindustrias do oeste de Santa Catarina. 2012. Tese (Doutorado em Programa de Pós-GRaduação em Psicologia) – Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Carmen Leontina Ojeda Ocampo More.
  • Patricia Alvarado Sanches. Mujeres comisoras de delito en el contexto de violencia en la pareja. 2012. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduación en Psicologia Social) – UNIVERSIDAD AUTONOMA DE BARCELONA, . Coorientador: Carmen Leontina Ojeda Ocampo More.
  • Diana V. Jiménez Cervantes. El secreto como nuevo interrogante a los procesos familiares. Una lectura simétrica. 2012. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduación en Psicologia Social) – UNIVERSIDAD AUTONOMA DE BARCELONA, . Coorientador: Carmen Leontina Ojeda Ocampo More.

2011

  • Simone Dill Azeredo Bolze. A relação entre engajamento paterno e conflito conjugal dos pais com crianças de 4 a 6 anos. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Psicologia) – Universidade Federal de Santa Catarina, . OrientadoraDrª  Maria Aparecida Crepaldi.
  • Renata Orlandi. Participação da rede social significativa de mulheres que vivem e convivem com o HIV no enfrentamento da soropositividade. 2011. Tese (Doutorado em Psicologia) – Universidade Federal de Santa Catarina. Orientadora: Drª Carmen Leontina Ojeda Ocampo More.

2010

2009

  • Ana Cláudia Wendt dos Santos. Mulheres, Violência, Rede de Serviços de Referência e Suporte Psicossocial. 2009. 248 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Drª Carmen Leontina Ojeda Ocampo Moré.
  • Martha Caroline Henning. A influência da religiosidade do cliente no trabalho clínico, na perspectiva dos psicólogos. 2009. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Drª  Carmen Leontina Ojeda Ocampo Moré.

2008

2007

2006

  • Grace Andreani. Pai grávido: a construção da paternidade durante a gestação. 2006. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Drª Maria Aparecida Crepaldi.

2005

  • Simone Elisa Heitor Pace. Um futuro incerto: projetos e expectativas de familiares que convivem com pessoas acometidas por transtorno mental. 2005. 146 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Drª Maria Aparecida Crepaldi.
  • Wanda Beatriz Elsen Barcelos. Violência Intrafamiliar: ressonancias na prática profissional do Psicólogo. 2005. 179 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Drª Carmen Leontina Ojeda Ocampo Moré.

2004

  • Deli Grace de Barros Araújo. Qualidade de vida na criança com câncer. 2004. 192 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Médicas) – Universidade Federal de Santa Catarina. Co-Orientador: Drª Carmen Leontina Ojeda Ocampo Moré.

2003

  • Maria José Moreira da Silva. Avaliação de qualidade de vida por pessoas portadoras de diabetes melito com uso de insulina. 2003. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Drª Maria Aparecida Crepaldi.
  • Sônia de Lima. Atendimento psicológico a pacientes internados e seus familiares na fase de suspeita de diagnóstico de Câncer e/ou AIDS. 2003. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Drª Maria Aparecida Crepaldi.

2002

  • Luciane Medeiros Santos. Os fenômenos grupais nos grupos de promoção à saúde no distrito docente assistencial em Florianópolis: a ação dos coordenadores e o setting grupal. 2002. Dissertação (Mestrado em Ciências Médicas) – Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Drª Maria Aparecida Crepaldi.
  • Maria Lucrécia Lisboa. Dizendo adeus: efeitos terapêuticos do ritual de despedida na eminência da morte, em familiares e paciente com prognóstico reservado. 2002. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Drª Maria Aparecida Crepaldi.
  • Néli Telles D’Ajello. Prática clínica em psicologia: caracterização do atendimento psicológico infantil na Clínica-Escola. 2002. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Drª Maria Aparecida Crepaldi.

2001

2000

1997