Coletânea | Suicídio: abordagens psicossociais para a prevenção

09/07/2020 11:54

Trata-se de uma coletânea organizada pela Prof.ª Dr.ª Ana Claudia Wanderbroocke (UTP) e Prof.ª Dr.ª Maria Sara de Lima Dias (UTFPR). A proposta deste livro surgiu do encontro entre pesquisadores que atuam em universidades do Paraná, entre elas a Universidade Tuiuti do Paraná, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Universidade Federal do Paraná, Universidade Positivo e Pontifícia Universidade Católica do Paraná, e em outros contextos profissionais, dedicados a compreender o significativo aumento das estatísticas do suicídio no Brasil e no mundo. Busca uma aproximação ao encadeamento das causas que o produzem, ao sofrimento psíquico vivenciado pela pessoa que se recusam a viver, bem como propor caminhos para prevenir sua ocorrência.

Os oito capítulos do primeiro volume e os sete do segundo, abordam reflexões sociológicas, antropológicas, históricas, organizacionais, filosóficas psiquiátricas e psicológicas. Essas perspectivas não são excludentes e sim complementares. Nenhuma delas sozinha dá conta de tudo que representa o fenômeno do suicídio, que continua desafiando nossa compreensão. Docentes e pesquisadores, se debruçaram sobre o tema, trazendo uma riqueza de questionamentos, informações e esclarecimentos, que configuram material rico de consulta para estudantes, profissionais de saúde, de educação e pesquisadores de diversas áreas.

O livro contém capítulos dedicados a questão dos jovens, uma vez que nessa faixa etária que os índices crescem de forma exponencial, e projetos que visam abrir espaços de discussão nas escolas e universidades. Também propõe reflexões sobre os jovens pertencentes aos grupos de risco e em situação de vulnerabilidade que merecem preocupação especial, destacando-se o grupo LGBT, que sofre estigma e discriminação.

Educadores e profissionais da saúde têm papel importante na identificação e cuidados a escolares e universitários em situação de risco. O livro inclui relatos das experiências de trabalho conjunto entre clínicas-escola universitárias, escolas, Unidades Básicas de Saúde, Centros de Atendimento Psicossocial, envolvendo estagiários de psicologia, alunos, educadores e profissionais e tais relatos constituem fonte para aqueles que buscam aplicar medidas práticas de prevenção ao suicídio no contexto escolar e da saúde.

Além disso, aborda o suicídio nas organizações, a partir do resgate e análise de casos vinculados ao contexto do trabalho anunciados na mídia. Finalizando, a obra ainda oferece uma análise histórica do suicídio na cidade do Rio de Janeiro na década de 1920, a partir da sua retratação em uma revista policial, possibilitando-nos compreender o processo de construção do conhecimento sobre a temática naquele contexto histórico e cultural.